terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Mobile learning influenciando a maneira de planejar o ensino.

O aprendizado móvel está se apresentando cada vez mais como uma boa alternativa para a educação considerando a disponiblidade de dispositivos móveis atualmente.
Além de oferecer comodidade, rapidez na troca de informações, aproximação do aluno e professor, esse formato permite interações que antes eram impossíveis como troca de imagens e fotos, e um aprendizado muito mais síncrono.
Também está desafiando os educadores pois a forma de apresentação deste conteúdo deve ser pensado de forma totalmente diferente do e-learning para desktop.  Afinal, a compreensão do conteúdo será efetivo caso a comunicação seja clara e rápida. Até é possível “compactar” um conteúdo de e-learning para mobile mas o resultado será apenas a visualização e dificilmente a real leitura e compreensão.
Pensando desta maneira, parece que o m-learning veio para complementar as outras mídias, onde poderemos explorar muito as dicas de estudos, visualização de vídeos relativos ao conteúdo estudado, visualização de imagens ilustrativas, discussões quanto aos  questionamentos sugeridos pelo tutor e até aplicativos como jogos que estimulem o aprendizado. Imaginando que este aluno estará talvez no ônibus, ou em algum lugar entre um compromisso e outro, a possibilidade dele continuar conectado ao curso é muito interessante e ajuda a mantê-lo motivado.
É bom lembrar que 1/3 dos internautas já usam web móvel no Brasil, mas continuamos lidando com um grande número de evasão nas Instituições, não seria um caso também de explorar mais as tecnologias disponíveis?
Em outros países esta discução é recorrente, por isso a aprendizagem móvel é o tema da Conferência IADIS “Mobile Learning 2011”, que ocorrerá entre 10 a 12 de Março em Ávila, Espanha. E também o  Mobile Learning Experience 2011, em Phoenix, Arizona dias 6, 7 e 8 de abril.
Mais informações sobre os eventos:

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